Publicado por: Lucylle France | janeiro 8, 2009

Inscriçao numa Faculdade Francesa ou na Sorbonne – Exemplo de Carta de Motivaçao

CD078004Muitas pessoas me escrevem pedido informaçoes sobre os procedimentos em inscrever-se numa faculdade francesa ou na Sorbonne.

Eh humanamente possivel eu faze-lo primeiramente pela disponibilidade de tempo e segundo porque cada faculdade, mesmo sendo Sorbonne, tem seu procedimento e calendario diferente.

O melhor é voce munir-se de paciencia e entrar em contato via e-mail diretamente a faculdade ou visitar o site para pegar as informaçoes.

A Edufrance também possui estas informaçoes e ainda é possivel colocar sua candidatura on-line para diferentes universidades em toda a França, além dos sites do Consulado Frances no Brasil e no site do Ministério da Educaçao da França.

O site Universia Brasil concentra também as informaçoes para inscriçoes de bolsas de estudo.

Mas eu nao vou ser totalmente carrasca com meus leitores, nao

. Vou dar de brinde um modelo de carta de motivaçao que usei quando estava no processo de inscriçao. Espero que ajude e de uma luz no fim do tunel.

Para completa-la, é so tirar os parenteses e substituir o que esta em negrito e vermelho por suas informaçoes. Cuidado com as concordancias verbais, entre outras, porque nao esqueçam, sou “menininha” e os verbos e outras concordancias estao no feminino!!!!

Peço desculpas por nao poder ajudar mais e peço a compreensao de todos.

Boa sorte e um grande abraço a todos voces!

MODELO DE CARTA DE MOTIVAçAO

 Seu nome completo                                                                                                         Local, Data
E-mail :
Téléphone: (fixo e celular)

A l’attention de Monsieur
Le Directeur de
Université xxx

Monsieur, le Directeur

Je suis titulaire d’une (sua formaçao) obtenu (estado, pais) et aussi je possède comme formations dans le domaine de (sua area profissional) je vise poursuivre mes études dans le domaine (seu curso de interesse na França)

Mon intérêt particulier lié aux métiers de ………………………………. me motive a postuler ma candidature a « NOME DO CURSOE ANO – L1, L2, L3, M1, M2… »

Je suis une brésilienne, ayant déjà un (nivel : BAC+4, BAC+5…) en (Licence, etc, etc) mention (nome do curso). au (pais onde voce estudou)

En effet, j’ai exercé en tant que (sua profissao : engenheiro, professor, arquiteto, etc, etc) à différents niveaux et pour différents publics.

L’opportunité de poursuivre mes études dans cette métier et acquérir les connaissances de (seu objetivo no curso) me permettra en développer mes connaissances, l’utilisation des différents outils d’apprentissage aux différents publics et de mise en scène des contenus didactiques.

Je me suis décidée à choisir votre Université pour sa renomme internationale, ainsi que l’excellence de ses professeurs, leur méthodes expérimentales, modernes, tournées vers la recherché et la modernité. Faire partie de vos étudiants demeuré un privilège incommensurable. Pratiquer et étudier dans ma discipline est mon désir le plus certain.

En attente de votre réponse, je vous remercie d’avance de l’attention que vous porterez a ma demande e vous prie d’agréer, Monsieur, le Directeur, l’expression de mes salutations le plus distinguées.

Seu nome completo e assinatura


Responses

  1. Oi tudo bem com vôce?
    Eu gostaria de saber se é muito caro pra fazer cauldade ai na França?
    Eu tenho 18 anos e sou cozinheiro e gostaria de fazer gatronomia ai!
    Vôce pode me informar o valor de algumas faculdade e mais o menos o custo de vida ai ?
    fika com Deus …
    xau

  2. oi meu nome é jenifer… parece um sonho quando leio seu blog.gastaria de estar ai meu maior sonho é morar na frança…um dia se Deus quiser vou realizar este sonho.enquanto isso navego na internet aq no meu serviço.beijos bonne chance!!!Ábientôt!

  3. Bonsoir
    Eu queria saber se apenas as universidades são apenas para Pós-Graduação ?!
    Eu queria fazer Psicologia ou Artes Cênicas (bem diferentes ,eu sei.rs )
    Mas adoraria que você me ajudasse !
    Bj.

  4. esse formulario é valido para harvard?

    • Rafael, vai ter que entrar em contato direto com Harvard para ver…

  5. olá lucylle!
    Me chamo Ricardo e me interesso em fazer um mestrado na frança, na área de linguistica ou linguas . Tenho uma pergunta:
    - é dificil conseguir uma bolsa auxílio do governo francês para ajuda de permanência no país? e que conselho você me daria de como dar o passo inicial para conseguir esse objetivo?
    um grande abraço!


Deixe um comentário

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

