Publicado por: Lucylle France | novembro 14, 2007

Greve de Transportes na França

3ec922dc-928d-11dc-890d-6161859d17b9.jpg 

 Foto de uma plataforma de estaçao de trem, em Paris. Fonte : Le Figaro

 A França encara hoje uma monstruosa greve de transportes publicos.

Desde ontem, a francesada tratou se ir correndo para a casa, deixando de lado seu croissant, sua baguete e seu copo de vinho e enfurnou-se nos trens superlotados, pois o inicio estava anunciado para as 20:00 horas do dia 13.11.2007.

Nao tive faculdade ontem, portanto, segui atenta aos noticiarios da TV para saber se conseguiria sair de casa hoje, ou nao. E logico, se voces estao lendo estas linhas, é que “moazinha” estou moleton em frente ao computador mandando “noticias do mundo de ca”.

E diga-se de passagem, eita grevezinha mal organizada, viu????

Vi pelo noticiario que estavam distribuindo os horarios de trens nas estaçoes de Paris, e ontem nao tive aula. Fui até a estaçao de trem de partida para Paris, perto de casa e nao tinha nada, nenhum aviso. Voltei, entrei no site e informavam que nao tinha um trem sequer funcionando entre hoje e amanha.

Par tirar a duvida (afinal, o serviço é frances, vai saber…), liguei para a central de atendimento e a mensagem eletronica dizia que o trafego estava normal.

Deu para entender???? Nao.

Entao, madruguei esta manha e grudei na televisao. Diziam que as linhas RER (o nosso suburbio) estavam rodando um a cada 4.

Até ai, tudo bem, eu so tinha aula as 10:00 horas, se o metro estivesse funcionando o Murilo poderia me deixar na estaçao de partida de uma linha de metro e eu conseguiria chegar em tempo, e voltar, poderia voltar de metro e RER.

Liguei entao para a central de atendimento e desta vez, foi uma atendente em carne e osso que me informou que nao tinha nem metro e nem RER.

Bem, resolvi na duvida, ficar em casa.

Hoje ia ter manifestaçao para tudo que é lado, o povo esta emputecido com esta greve, ninguém esta apoiando o movimento, e para ajudar, algumas universidades também estao em greve porque foi aprovada a lei de autonomia das universidades, agora em diante é cada um por si em questao de orçamento e investimento. Resultado?

Uma das universidaddes que eu estava doida para entrar, ontem teve até paulada da policia em cima dos alunos que bloquearam a estaçao de trem, de metro e as ruas que dao acesso a universiadade.

Mesmo tendo uma votaçao, dias antes, entre os alunos para verificar que eles continuavam bloqueando a faculdade ou nao, com o resultado contra o bloqueio da faculdade, o reitor teve que pedir para todos os alunos sairem do campus e encerrou o portao dos predios para ninguém entrar, por medida de segurança.

So sei que a midia esta caindo em peso contra esta movimentaçao, tanto dos universitarios, como dos transportes publicos. Realmente, começo a acreditar que o governo frances tera problemas para levar a França a um padrao real de seculo XXI.

O povo daqui deveria aprender a tecnologia da greve de transportes que temos ai no Brasil, ja que existe o direito de greve.

 Me pergunto porque em vez de fazer sofrer milhares de pessoas com esta falta de transporte, porque nao liberam as catracas, como fazem em Sao Paulo?

 Quando comentei na faculdade como fazemos em Sao Paulo, lembro-me da cara do pessoal. Sabe aquela cara de “nossa, é mesmo?”… pois é…

Entao hoje, vou fazer greve também.

Nao fiz almoço, nao limpei minha casa e nao vou fazer jantar.

Murilo que se vire com a pizza congelada.

Nao sei o que vou reinvidincar, so sei que vou entrar na da francesada aqui e fazer greve e manifestaçao aqui em casa por tudo.

Até se eu quebrar minha unha fazendo a faxina amanha.

E viva o primeiro mundo, cumpanheiru!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: