Publicado por: Lucylle France | novembro 19, 2007

Enquanto isto, no pais da Greve….

greve.jpg

 Foto : Le Figaro

Oi pessoal, tudo bem? Como foram de feriado? Algumas conseguiram esticar até terça-feira? Espero que sim…

Aqui ainda estamos enfrentando a greve dos transportes publicos, dos estudantes universitarios e terça-feira a Air France, os professores, funcionarios do correio, da France-Telecom vao entrar em greve também. E por solidariedade, resolvi entrar em greve também: durmo até tarde, levanto, nao tiro o pijama, nao faço almoço…

Nao tenho como chegar até Paris para ver ao vivo e a cores como andam as coisas…

Me recuso a pegar na vassoura. Mas colocar as roupas na maquina para lavar, tudo bem.

Afinal, nao custa fazer um exerciciozinho e para quem passou aquele drama todo com a maquina de lavar, ouvir o barulho dela é uma simfonia de Bethovem!

Mas nao se lamentem por mim, porque eu nao lamento. To fora de entrar em metros entupidos, ficar duas horas esperando um trem, enfrentando temperaturas negativas (ja chegou a fazer -7C, este inverno promete…).

Nao sei onde isto vai parar. Me contaram que em 1995 a greve dos transportes duraram mais de 3 semanas e foi preciso o exercito entrar na historia para fazer rodar os trens, eles mesmo que conduziram porque os trabalhadores se negaram.

Agora vem ca: o que euzinha tenho a ver com a historia da greve? O que o povo frances tem a ver com meia duzia de gato pingado que nao quer trabalhar 40 anos, como todo frances normal, para poder se aposentar?

Sei que a opiniao publica esta contra o movimento.

Para piorar, tem também alguns estudantes universitarios,  que acham que sao os donos da verdade e bloqueiam as faculdades contra a lei de autonomia dos orçamentos.

Welcome to the 21st century rapaziada, onde quem se mexe mais, ganha mais!!!

Deem graças a Deus que nao é como no Brasil, que neguinho para poder estudar tem que trabalhar durante o dia e estudar a noite, que eles so começam a trabalhar quando saem das faculdades, com mais de 20 e poucos anos, enquanto que nos, como eles classificam de Tiers Etat, pegamos no batente ja no segundo grau, desde os 16 anos de idade!

Quando nao começam antes e o estudo fica em quinto plano, em prol de botar comida na mesa da familia….

E novamente, a grande maioria dos estudantes querem estudar, vontade comprovada por votaçao. Mas tem uns presidentes dos sindicatos estudantis que se acham o todo-poderoso e enfia toda a turma dele dentro das faculdades e se tranca la dentro. Ja rolou até pancadaria com a policia e prisao de alguns, mas parece que eles nao entenderam a mensagem.

Pior! Bloqueiam o trabalho da impressa. Quando alguns canais de televisao se aproximam dos reitores para entrevista-los, estes lideres estudantis se colocam em frente a camera, botam a mao para impedir a filmagem ou ficam falando junto com o entrevistado para que ele nao seja ouvido.

“Isto que é um bom exemplo de democracia, educaçao, igualdade, fraternidade e liberdade…”, entenderam a ironia da frase????

Minha amiga tentou chegar na faculdade hoje. Nao conseguiu se aproximar nem 20 metros, os estudantes ja botavam todo mundo para correr. E como a gente ja é macaca velha, ela se mandou antes que rolasse confusao, afinal, todo mundo ja esta com os nervos a flor da pele.

Agora vem ca… sera que é tao dificil botar o pezinho no sec. XXI e viver normalmente, como todo mundo? Sera que ainda nao se deram conta que nao existe mais monarquia e o rei nao vai mais prover o sustento do povo????


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: