Publicado por: Lucylle France | fevereiro 6, 2008

Faça seu livro viajar – Bookcrossing.com

images1.jpgMinha mae diz que eu nasci com livro nas maos e disto eu nao duvido. Desde que me conheço por gente, sempre tenho um livro na minha cabeceira.

O habito de leitura me ajudou em muitas coisas, como adquirir um bom vocabulario, expandi meus horizontes culturais, “matei” muito tempo em salas de espera e passei varias noites de insonia na companhia de um bom livro.

Depois que mudei para o exterior, este item tornou-se imprescindivel, principalmente nos meus primeiros meses de “exilada”. Lembro-que quando estava preparando minha mudança, de ter providenciado uma caixa enorme de livros para trazer para ca, afinal, eu nao sabia o que me esperava e tampouco como seria minha vida aqui na França.

Uma das coisas que mais me chamou a atençao aqui na Europa é que todos tem o habito de leitura, inclusive as crianças. E extremamente comum andar pelas livrarias e encontrar pais e filhos a procura de um bom titulo para leitura, as crianças envolvidas com a diversidade de obras e aflitas para que chegue a noite e que os pais possam desvendar aquele monte de letras para elas.

E como passamos muito tempo em transporte publico, aguardando o trem e o metro, ou em viagem, nada melhor do que nos entreter do que a leitura. Devo reconhecer que aqui, juntei a fome com a vontade de comer.

Os preços dos livros nao sao caros e podemos encontrar otimos titulos em formato pocket book, este ultimo, virei uma fa de carteirinha, pois eles cabem dentro da minha mochila da faculdade e minha bolsa. Impreterivelmente, tenho junto com minha carteira, objetos pessoais, cadernos, um bom livro.

Como sou maniaca por organizaçao, antes de mais nada, antes de levar meu inseparavel amigo para cima e para baixo, providencio uma boa capa que o protege de orelhas, amassos, etc. Mania herdada da minha mae, diga-se de passagem…

Mas o habito de leitura tem la seus problemas, quando mora-se num apartamento pequeno e voce nao tem mais espaço para guardar mais nenhum livro. Pior ainda quando voce ganha algum livro, ou compra uma obra e acaba se decepcionando com o conteudo ou o genero.

O que fazer?

 Conheci ha pouco tempo atras um site extremamente interessante chamado Bookcrossing, que nada mais é que uma grande corrente.

O sistema funciona da seguinte maneira: voce registra um livro qualquer que voce esteja lendo (o ingresso ao site é gratuito), faz um pequeno comentario sobre a obra e o site fornece um numero de identificaçao do livro. 

No proprio site, imprime-se a etiqueta do Bookcrossing o qual voce anota o numero fornecido pelo site e cola no livro em questao.

Apos o termino da leitura, é preciso registrar no site quando e onde voce vai deixar o livro (caso voce tenha interesse de libera-lo para qualquer um outro), para que os “caçadores de livro” possam encontra-lo. Por exemplo, eu posso avisar que amanha por volta das 12:00 horas vou deixar o livro “Os Delirios de Consumo de Becky Blom” no McDonald’s do Boulevard des Capuccines, proximo da Opera Garnier.

Os outros associados deste site consultam esporadicamente as obras que estao interessados e onde elas serao deixadas, e vao resgatar o livro desejado.Uma vez com o livro na mao, voce deve ir até o site, digitar o numero do livro e relatar onde pegou e o que achou do livro.

 Também é possivel voce criar um book-ring, delimitando a area de busca de um livro e registrando um alerta quando algum livro vai ser liberado na sua regiao. Caso voce nao queira ficar correndo atras de livros por ai, existem os foruns de discussao onde voce pode estabelecer o sistema de troca entre os participantes.

O interessante é que mesmo quem nao participa do site acaba envolvido nesta corrente. Ontem mesmo deixei um livro na linha de trem e hoje pela manha, consultando o site, li o relato de quem pegou e o quanto ele achou interessante este sistema.

O mais legal é que é possivel rastrear a “viagem” do livro, desde que quem o encontrou se prontifique a registra-lo no site.

Com este sistema, acaba-se pouplarizando a cultura e possibilitando que outras pessoas que nao possuem recursos financeiros para adquirir um livro, possam, mesmo que por acaso, ter acesso a obras interessantissimas.

Gostou da idéia e ficou curioso? Entao participe!

Deixar um livro num lugar publico  para que alguém o encontre, dispara uma adrenalina muito legal, sem falar o quanto é divertido!


Responses

  1. Eu já ia te cobrar um post… e quando entrei aqui encontrei um novinho… que delicia…

    Alem de ser legal esse site deve ser super emocionante deixar o livro e esperar ele ser resgatado…

    uma otima ideia… vou pensar em fazer parte….

    beijos

    claudia

  2. oi ! sou eu alba do pérolas! fiquei aqui viajando… será q vc já deixou o livro? quem será q pegou?um beijo grande!

  3. Oi Claudia! Realmente é super legal, a gente se sente agente secreto. Como eu deixei no trem, foi engraçado pq tive que faze-lo sem ninguém perceber, senao iam atras de mim para devolve-lo.

    Aconselho fazer parte do grupo, tem um somente no Brasil, é so procurar no forum.

    Os bookincrossers de Paris se reunem toda semana num café, o que é legal pois assim voce pode conhecer outras pessoas. Quem sabe ai no Brasil nao fazem também, ou esta na hora de alguém agitar?

    Beijos

  4. Oi Alba!

    Olhei agora no site do Bookcrossing e até agora ninguém registrou o achado. Provavelmente acharam, mas para eu sabe-lo quem pegou e o que achou do livro, somente se a pessoa se dispuser a registrar-se no site e indicar que encontrou o livro.

    Estou esperando ver se alguém o faz nas proximas semanas!

  5. Lucylle, achei o máximo!!! Eu quero tb… Vou procurar aqui no Brasil, já que falta espaço pra guardar tantos livros… Além de ter a oportunidade dessa “troca”, achei demais mesmo!!!

    Lucylle, aproveita e atualiza meu endereço aí nos seus links… Em breve o blog anterior será deletado de uma vez…

    Beijoooooooooo!!!😉

  6. Muito legal a idéia. Vou entrar no site para conhecer melhor … Será que aqui no Brasil tem algo parecido ?

    Bjs.
    Elvira

  7. Oi Elvi!

    Tem sim! Tem bastante grupos do Brasil, entra no site que la tem grupo em quase todos os estados brasileiros!

    Beijos!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: