Publicado por: Lucylle France | fevereiro 29, 2008

Inscriçao em Faculdade Francesa – Uma prova de nervos!

200121305-001.jpgBem, o frio ainda persiste mas esta dando treguas e pelo jeito, a primavera vai ser linda aqui, ja da para ver as tulipas brotando por todos os lados e a prefeitura da regiao esta plantando algumas flores pelas estradas e canteiros das cidades. Realmente, quem quiser vir para a Europa, a primavera é a melhor época.

Quanto a faculdade, eu quero continuar estudando, nao consigo me ver parada coçando o dia inteiro ou tendo a vida que muitas amigas aqui tem, que fica so no social, visitinha nas amigas, grupinhos de baralho, Mah Jong, etc, etc… tudo bem, sou quarentona, mas nao estou com o pé na cova, né nao?

Pois bem, peguei meus diplomas traduzidos e comecei a via-crucis nas faculdades.

Sim, é uma verdadeira via-crucis, pq voce procura as informaçoes no site, e cada parte do site referente a estudantes estrangeiros diz uma coisa, entao voce decide perder seu tempo, enfrentar trens fedidinhos e vai até a faculdade em questao, tomar cha de cadeira no escritorio de atendimento a estudantes estrangeiros, para ser mal tratada por funcionarios que ja estao com o saco cheio de dar sempre as mesmas informaçoes (por propria culpa da faculdade), ou entao, ser jogada de la para ca, “nao é aqui, é na secretaria da faculdade onde voce quer se inscrever, nao é aqui, é na secretaria dos estudantes estrangeiros, eu ja nao te falei que é na secretaria da faculdade que voce quer se inscrever, voces sao fatigants, c’es pourquoi je m’ennerve…”

Mas tudo bem. é falta de sexo.

Enfim, depois de uma via-crucis sem crucificaçao (uff), consegui as informaçoes necessarias e fiquei bem contente. A Sorbonne tem um serviço de orientaçao aos estudantes e la fui eu, munida de sorriso “por favor goste de mim” e o cara foi muito legal, olhou meus documentos e chegou a conclusao que eu nao preciso me inscrever no ultimo ano de Licenciatura Portugues com enfase em Didatica do Frances Lingua Estrangeira, mas é uma otima idèia. Pausa para explicar:
Aqui se eu me inscrevo direto no Mestrado, eles vao me rebaixar para L3, nao me perguntem porque, mas muitas pessoas, inclusive os professores do meu curso ja nos alertaram.
Entao, para poupar meu trabalho e o trabalho deles, decidi escolher um curso que nao vai exigir muitos neuroneos dos juizes para analisar meu curriculo, uma vez que eu ja tenho 4 anos de licenciatura portugues ai no Brasil, e a enfase do L3 de Portugues opçao FLE basicamente so é materias de didatica do portugues e do frances. Voila!
Mas a boas noticia é que eu posso pleitear uma vaga somente para cursar as matérias de didatica FLE, ou seja, em vez de 16 horas de aula por semana, terei somente 8 horas, com preço pela metade do preço. Nao é tanto pela grana, pq os preços por ano aqui nao sao pesados, mas é pela economia de tempo mesmo. Nao vou me apertar para nada, sao poucas matérias, entao terei mais tempo para me dedicar.
Pois nao parece, mas perder mais de 3 horas por dia em transporte, ficar presa na faculdade e depois ter casa, roupas para cuidar, comida para fazer, é um desgaste danado.
Nestas horas eu vejo o quanto realmente uma faxineira e alguém que venha passar suas roupas é um presente de Deus. Mas aqui, esquece, estes serviços sao muito caros.
Ainda existe a opçao de inscrever-me no primeiro ano de faculdade, uma amiga me sugeriu por precauçao, também pleitear uma vaga no primeiro ano Portugues opçao FLE, mas quer saber?
Se é para começar do zero, faço outra coisa diferente. Historia, por exemplo… adoro historia!
E voila! A via-crucis começa e prometo jogar todo meu stress para fora contando minhas aventuras para voces!

Responses

  1. Lucylle, bons estudos.

    Feliz Dia das Mulheres !!!

    Bjs.
    Elvira

  2. apesar de todos os perrengues fico aqui doida de curiosidade pra saber como deve ser um dia numa universidade destas … vamos combinar … pode até não ser fácil … mas é uma sorte daqueles. e tbm, quemnos garantiu q tudo seria um mar de rosas né não?! beijo!

  3. Oi meu nome é Rafael, tudo bem?

    Estou no 2º ano de jornalismo e procuro informações de brasileiros que já estão na França estudando para após concluir minha gradução ir para estudar na Europa. Você pode me ajudar?

    Abs, Rafael Márquez – marquez.raphael@gmail.com

    • Oi Rafael!

      Infelizmente nao posso lhe ajudar neste item, pois terminei meu curso no ano passado, nao era da area de jornalismo. O que lhe sugiro é procurar comunidades no Orkut sobre este assunto ou grupos de discussao no Yahoo ou em outros foruns.

      Boa sorte!

  4. Olá meu nome é Daniel tudo bem ?
    gostaria de saber sobre faculdades francesas
    me interesso muito pela oportunidade de estudar na França artes cênicas , pesquisei em algumas faculdades mais este assunto para mim ainda é bem vago …voce poderia em informar ?? se eu tenho que fazer vestibular ou se há cursinho ai ?
    e sobre custo de vida tbm …
    muito obrigado

    • Daniel, é humanamente impossivel para mim responder suas perguntas ou dos outros leitores, porque mesmo eu, estando aqui, também tive muita dificuldade em reunir as informaçoes, mesmo indo direto nas faculdades, tudo é muito confuso e ainda mais voce enfrenta a ma vontade dos funcionarios em te atender.

      O melhor é vc pesquisar os sites que eu citei num dos posts sobre as inscriçoes nas faculdades ou ir direto no consulado frances da sua cidade.

  5. Ola sou Gabryela e estou planejando ir para França fazer faculdade de moda.Se vc puder me enformar se tem uma faculdade publica boa e se não tiver quantos Euros são a particular seria uma ajuda e tanto.
    Obs:Você pode me informar se tem tipo uma República Brasileira lá???


Deixe uma resposta

Categorias

