Publicado por: Lucylle France | abril 21, 2008

Série : Eles querem me enloquecer – Médicos & Hospitais

Cena 1

Voce marcou sua consulta ha mais de um mes no hospital. Liga duas semanas antes para saber se ela esta confirmada.

Como aqui tudo é a “la passo de tartaruga“, é sempre bom voce confirmar se seu compromisso marcado com bastante antecedencia nao caiu no esquecimento.

Secretaria do hospital confirma. Sua consulta esta confirmadérria.

 Dai, voce tem a infeliz idéia de verificar se ha possibilidade de antecipar sua consulta. Secretaria do consultorio responde que nao. Voce entao, afirma que vai no dia e hora marcado anteriormente e faz a secretaria repetir, apenaspara assegurar-se que ela entendeu sua mensagem.

Sim, porque deve existir algum defeito genético entre ouvir, compreender e executar. Portanto é sempre bom voce faze-los repetir trocentésimas vezes a mesma coisa para ver se entenderam perfeitamente o que voce disse.

Chega o dia da consulta. Voce chega, munida de todos exames solicitados pelo médico. Com um sorriso, voce se dirige a mesa da secretaria.

– Bom dia, meu nome é Lucylle, tenho consulta hoje as 18:00 horas com o Dr. X.

– Bom dia. Mas o Dr. X ja foi embora. Ele nao tinha nenhuma consulta neste horario. Voce tem certeza que sua consulta é hoje?

Nestas horas, a paciencia inexistente em minha personalidade ja esta extinta. Tomo folego, ja prevendo as longas horas de bate-boca entre eu e a secretaria.

– Sim, é hoje. Inclusive eu liguei confirmando o horario, ha duas semanas atras – e relatei a conversa que tive com a outra secretaria.

– Mas voce tem certeza que o dia da consulta é hoje????

Resposta que passa pela minha mente:

– Nao, nao tenho, Mas hoje eu decidi que pegaria a estrada, no frio e debaixo de chuva, numa sexta-feira, perto do horario de jantar, viria até aqui apenas para te encher a paciencia e perder meu tempo, pois nao tenho nada de interessante para fazer na minha vida.

Resposta dada:

– Sim…..da para ver na agenda dele, por favor?

Chega uma outra secretaria para ajuda-la. Sim, porque para somente abrir a agenda de consultas do médico precisa de uma junta de secretarias para exercer tarefa tao complicada.

– Olha, nao é que era hoje mesmo!!!!-olha triunfante pelo achado. Mas ele ja foi embora – outro olhar triunfante. Acho que a secretaria achou que como nao tinha horario antes, conforme sua solicitaçao, entao ela cancelou sua consulta.

– Desculpa, mas onde, entre, “tem horario antes” e “entao deixa como esta“, existe a frase “entao cancela?”

– Madame, vai ver que ela viu que como nao tinha horario antes do que estava marcado, ela ACHOU que a senhora nao vinha e acabou desmarcando sua consulta. Desculpe-me.

-?????????. E agora, como VOCES vao arrumar isto?

Sim, porque é sempre bom ficar alerta e nao deixar que eles te façam pensar que o culpado é voce porque ligou antes e fez a confusao e voce que se arrume para arrumar a bagunça que o outro fez.

Bem, no final, foi-me oferecido vir no dia seguinte e passar com outro médico, que por sinal, é melhor que o antigo.

No fim, a cagada da secretaria acabou em lucro para mim. Mas nem sempre as coisas funcionam assim no pais da Devagarlandia…

Cena 2

Voce liga de manha para outro consultorio médico.

Gente, nao sou hipocondriaca, mas é época do meu check-up anual, herança dos costumes do meu avo paterno…

– Bom Dia. A Dra. X do Hospital Y mandou eu marcar consulta com o Dr. Z ai deste hospital.

– Para que?

Resposta mental:

– Para eu ver a cara dele.

Resposta dada:

– Por um check-up.

– Mas por que?

Resposta mental:

– Por que eu nao tenho nada o que fazer. Ce n’est pas tes ognions minha filha…

Resposta dada

– Por que eles estao fazendo um check-up.

– Por causa de gravidez?

– Nao.

– Voce esta gravida de quantos meses?

– De nenhum, eu nao estou gravida.

– Entao porque voce quer a consulta?

– Porque a Dra. X do Hospital Y mandou.

– Mas eu nao tenho horario para esta semana.

– Pode ser para mais tarde, nao estou com pressa.

– Qual é a data prevista para o parto?

– Senhora, eu nao estou gravida, é apenas uma consulta rotineira.

– Por que a senhora nao me avisou antes?

– ?????????

– Pode ser dia 20 de Maio?

– Nao, para mim é melhor depois do dia 23 de maio.

– Entao venha no dia 21 de Maio

– ????????…

Dai, usei a tatica do meu marido. Como nao adianta ficar batendo boca e discutindo, voce tem que “pegar na maozinha” e ensinar que a agenda do ano tem varias folhas e que depois da pagina que eles estao visualizando, existem outras…

– E na semana apos o dia 21??

– Tem sim. Pode ser dia 28?

– Pode.

– Entao esta marcado.

Uff…. uma simples tarefa que poderia ter sido realizada em 5 minutos, tomou-me mais de meia hora…

Eles definitivamente querem me enlouquecer….


Responses

  1. Oi Lucille.

    Em que país você mora mesmo ? Brasil ? Não …
    Ah! França …

    Meu Deus !!!

    Bjs.
    Elvira

  2. Mas afinal vc esta gravida ou não??? hihihihih

    que coisa… mas eu acho que não é muito diferente daqui… na verdade vc tem que comprar as secretarias com sorrisos ou até docinhos, pois se não acaba se perdendo mesmo…

    beijos

    claudia

  3. … Mas por que voce ta marcando a consulta mesmo?🙂
    Cruz credo, como um país com essa “eficiencia” pode ser considerado de primeiro mundo?

  4. E eu pensei q essas coisas só acontecessem na Bahia ( a propósito, sou baiana e moro em Salvador, hehe).
    Lucille, começo a crer no q disse uma amiga sueca. Ela acha q o melhor atendimento em saúde é no Brasil.
    Vc concorda?
    Bjs e parabéns pelo blog.
    Vera


Deixe uma resposta

Categorias

