Publicado por: Lucylle France | maio 28, 2008

Yes, we are in Italia!

Ha algumas semanas atras eu e maridao pegamos a estrada e passamos duas semanas de férias na Italia. Foi magico e consideramos esta viagem nossa segunda lua-de-mel.

A Italia para mim, esta no sangue: descendentes de italianos, e tendo a sorte de ter morado por 3 meses naquele pais (mudei de la para a França, bem a contra gosto, diga-se de passagem), retornar para aquele pais e principalmente visitar meus antigos vizinhos e ver o apartamento onde moramos, foi tudo de bom.

De quebra, rasguei meu italiano, porca miséria!

Mas percebi algo que me deixou inquieta: a grande invasao de palavras ingleses no dialogo do dia a dia. Os italianos estao usando a mesma tatica que usaram, la nos tempos das carochinhas, quando quiseram fazer o povo adotar o italiano a lingua oficial do Pais.

A gente sabe que na Italia existem muitos dialetos, alguns, incompreensiveis para nos, como o siciliano. Pois bem. O governo italiano resolveu usar uma tatica bem inteligente: em vez de baixar lei dizendo que o italiano daqui para diante era lingua oficial do pais e estava proibido falar o dialeto, resolveu fazer uma campanha de midia dizendo que era chique falar italiano e quem falava italiano, significava que tinha uma boa cultura.

Hoje, o que acontece, é um invasao, alias, uma substituiçao do lexico italiano pelo lexico ingles. Mas nao tem nada a ver com o governo. Sao as pessoas que insistem em misturar nas palavras e dialogos do dia a dia, expressoes inglesas, assim, fica “chique” e voce mostra que tem cultura.

Em algumas camadas da sociedade italiana existe uma verdadeira obsessao de tudo que é americano ou vem “da América”, como eles dizem. Algumas celebridades dao entrevistas com o celular ligado e justificam que estao esperando uma chamada “da América”, para mostrar o quanto é importante e bem cotado no meio artistico.

Isto é uma grande pena. Nunca aprendi uma lingua tao maravilhosa como o italiano. Nenhuma lingua expressa de modo tao verdadeiro um estado de espirito de uma pessoa em qualquer situaçao. Xingar em frances nao tem a minima graça. Merde… isto la é xingamento?

A sutileza da lingua francesa faz com que expressoes percam sua força. Mas o italiano nao. Qualquer expressao, qualquer xingamento, qualquer coisa, expresso em italiano, toma uma força. A sensaçao que voce tem é que voce realmente expressou de corpo e alma, o que voce gostaria de dizer, nao importa se é um estado de ira, de alegria, pouco importa. Falar em italiano da a sensaçao que voce passou bem o seu recado.

Italiano é a lingua do lacio. Italiano é a lingua da civilizaçao que trouxe base para a nossa sociedade atual. Italiano é a lingua romantica, sensual, forte.

Queridos italianos, primem pela sua lingua. Ela é rica, forte, sensual, irreverente, maravilhosa. Esqueçam modismos, anglicismos e o raio que o parta, vistam a bandeira tricolor verde, branca e vermelha e falem, mas falem mesmo o italiano puro. Cultivem seus dialetos, ensinem seus filhos, netos, sobrinhos.

Nao deixem uma cultura tao maravilhosa, uma lingua tao fantastica contaminar-se por modismos de celebridades fulgazes!

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: