Publicado por: Lucylle France | outubro 30, 2008

Como minha avo fazia?

Naaaao, mamadeira de novo, naaaaao!!!!

Naaaao, mamadeira de novo, naaaaao!!!!

Com o anuncio da gravidez, recebo uma enxurrada de e-mails das minhas amigas me felicitando pelo barrigao, e gente até fazendo bolao apostando se é menina ou menino.

By the way, as apostas MENINAS estao ganhando…

Voltando a vaca fria… além destes e-mail super hiper ultra divertidos, vem aqueles que me deixam algumas noites sem dormir.

Amigas minhas, maes frescas que acabaram de parir seus rebentos reclamando :

Eu nao tenho tempo para nada!”

“Tem dias que eu nem tiro o pijama, nao escovo cabelos, nao escovo os dentes, nem durmo!”

“Nem sei mais o que é banho demorado!”

“Nao vou ao cabelereiro, manicure, pedicure deste que o bebe nasceu”.

“Minha casa parece um campo de batalha e deposito de po”!

E logico, eu piro. Ainda mais eu, que sou extremamente “in schedule”, adoro casa arrumadinha e cheirosinha e pior ainda: adoooro ter um tempo para descompressar.

Fico imaginando euzinha, esta situaçao e ja avisei maridao que se eu entrar nesta, ao fim de alguns meses ja pode começar a procurar um lugar num hospicio bem legal por aqui, porque é para la que eu vou, sem duvida alguma.

E me pergunto: como é que minha avo fazia? Ela teve 5 filhos,  morando no interior, sem a ajuda de ninguém, cozinha em fogao a lenha, fazia goiabada em tacho para aquele batalhao, lavava roupa no tanque (e olha que meu avo era mecaninco…) e ainda tinha tempo de fazer um bolinho, receber visitas, e a criançada esta sempre limpa, cheirosa e a casa sempre arrumada.

Mais recente: como minha mae fazia? Eu e meu irmao temos exatamente um ano e cinco dias de diferença. Assim como eu, ela casou e mudou-se para longe da familia. Mal tirou o arroz dos cabelos, se descobriu gravida de meu irmao e mal se recuperou de um parto, emendou com outra gravidez (euzinha!!!!).

Nao conhecia a cidade, tinha que tirar agua de poço, nao tinha telefone, nao tinha maquina de lavar roupas, maquina de lavar louças,  secadora, lavava baldes e baldes de fraldas e roupas de bebe, NO TANQUE e pelo que me lembro, “mainha” estava sempre arrumada, a casa organizada e a gente sempre arrumadinho.

E dentro de uma rotina impecavel.

E dai me dou conta: o “pulo do gato” é estabelecer uma estrutura no seu dia. O “lance” sera que esta na organizaçao da gente?

Ou sera que a gente inventa coisa demais para coisa de menos? Sim, porque alguns relatos que eu leio naqueles grupos de discussao para mamaes novinhas, me deixam encafifada… sera que a gente precisa mesmo carregar o bebe para ciima e para baixo o dia inteiro?

Sera que todo choro é sinal de fome, ou sera que ele quer dizer “me bota para dormir, to de saco cheio” ou “eu fiz xixi, meu popo ta frio, da para me trocar???” e a gente, erroneamente, ja vai tirando sutia e exibindo a “leiteria” para o pimpolho, que sem opçao, mandando mais leite porque nao da para escrever um cartaz enorme e mostrar para a mamae

Mae, eu nao to com fome, to cansado, to xixizado, me arruma senao eu continuo a chorar!!!!”


Responses

  1. Eu tenho uma menina de oito meses e ando normalmente arrumada🙂. A casa nem sempre está perfeita, mas desde que voltamos ao trabalho a nossa prioridade é ter tempo para passarmos com os filhos (também tenho um menino mais crescido), por isso às vezes há alguma bagunça.
    Tens razão, nem todo o choro é fome. Há também o choro de sono, que é diferente do choro de fome. E não há necessidade de carregar o bebé o dia todo para trás e para a frente, eles também estão bem na caminha, na espreguiçadeira, num tapete no chão, etc.
    Demora algum tempo a estabelecer uma nova rotina, mas não te preocupes, isso vai acontecer naturalmente.
    Tudo bom para vocês.

  2. Ai, eu ainda não tenho filhos, mas como estamos tentando fico de olho nos comentários femininos e também me deparei com os mesmos questionamentos sobre como nossas vós e mães conseguiram. Sim, a rotina muda, as obrigações aumentam mas acho que é uma questão de prioridades e tempo é uma questão de escolha. Tenho certeza que você vai se dar maravilhosamente bem, pricipalmente se filtrar bem tudo o que escuta. Meu gineco me disse exatamente isto: conselho é bom, mas seu bom senso é melhor! Eu sinceramente acho que tem mulher que perde o palco com o nascimento do bebê e fica neste choro e ranger de dentes constante. Não que seja fácil, mas também não deve ser o calvário que escuto de algumas. E cá pra nós Lucylle, do pouco que li sobre você…vais tirar de letra e vai ser como tudo na sua vida: com qualidade!
    Beijos da Lua.

  3. Oi Lucylle!!! Eu também ouço de tudo, e olha que nem estou grávida ainda… rs Mas acho que muitas mães dão aquela exagerada bááásica, porque as últimas que eu visitei, estavam levando numa boa, mesmo as de primeira viagem… Ou seja, ter um bebê deve ser uma questão de “logística”, e tudo acaba dando certo no final… Beijãooo…

  4. Oi!
    Que bom que vc reapareceu🙂 !
    E PARABÉEENS pela Jùlia (sim, estou comentando este post, após ver a notícia), rsrsrs!
    Muita saúde para vcs, viu?
    Olha, eu tenho o Theo (2anos e 6meses)…
    CONSELHO SOBREVIVÊNCIA: procure filtrar ao máximo, conselhos, vivências, etc.
    Muitas pessoas não fazem isto por mau. Mas, cada experência e cada bebê são ÚNICOS, né🙂 ?
    Esta “falação” constante, muitas vezes é chata mesmo, mas abstrai, respira mundo e bola para frente, rsrsrs.
    Meu Theo é meu mundo. Mas, preciso confessar que até hoje sinto falta de mim, de estar só comigo… Por isto recorro a quem puder e quiser.
    Mas é uma delícia ser mãe.
    Quanta à casa e tals; daqui à pouco vc vai ser OBRIGADA a relaxar um pouco, rsrsrs. Mas, por um lado, acho que é até bom. A gente se desapega de pequenas bobagens.
    O quê eu te diria, se fosse dar conselhos (rsrsrs):
    1- Durma MUUUUITO agora;
    2- Curta MUUUITO sua gravidez, barriga e afins;
    3- Saia MUUUITO com seu marido, namore sem compromisso; esqueça o relógio;
    4- Permita-se ser paparicada e aproveite.
    Bom, acho que é por aí🙂 !
    Bjos


Deixe uma resposta

Categorias

