Publicado por: Lucylle France | outubro 30, 2008

Escolhendo o nome

 Gente que coisa mais difícil!

Vai chamar Focus ou Captiva?

Vai chamar Uoshitu ou Maicu?

Escolher o nome.

  

 

 

 

Você já imaginou, escolher um nome para uma pessoa que talvez um dia vire para você na maior cólera e dispara

– “Detesto meu nome!!!”

Pois bem. Estamos neste dilema. Escolhendo o nome, mesmo não sabendo ainda o sexo do bebe. Mas sabe como é, a gente tem que começar a pensar desde já. Ainda mais se os pais são aqueles que gostam de trezentos e vinte e um nomes, como eu e meu marido.

A moda aqui na França é batizar o pimpolho com nome de fruta se o bebe por uma garotinha: Cerise, Amandine, Clementine, e por ai vai…

Tudo bem. Vou seguir a moda az lá brasileira: Jaca, Jabuticaba, Melancia, Carambola… have merci, não??

Falando em moda, estou gostando da moda que esta no Brasil: retorno àqueles nomes simples, fáceis de pronunciar e de guardar: Sofia, Beatriz, João, Laura, Francisco…

E a gente tem que pensar muito bem neste quesito, afinal, o valoroso bebe que esperneia no berço vai carregar o nome pelo menos até ele poder entrar numa ação judicial e mudar seu nome. E talvez, aproveitar para colocar um processo contra os pais contra danos que estes causaram por terem escolhido um nome ridículo que o fez penar durante o colégio.

Na França não pode mais Megane. Antes disso, um dos descendentes da família Renault quis homenagear o novo projeto de carro e num momento de maluquice (ou embriaguez ou burrice mesmo) agride a filha com o nome Megane. Megane Renault. Só faltava levar a garotinha na concessionaria em vez de ir ao pediatra….

Nomes como Maicou, Uashitu e outras aberrações, ainda bem, estão proibidos. Mas sera que a culpa é dos pais que quiseram esta grafia ou do escrivão que acabou se atrapalhando e disparando um impropério destes? Ou a culpa pode ser dividida entre as partes?

E aqueles nomes que num pais são femininos e em outro são masculinos? Simone no Brasil é nome de menina, na Itália é nome de menino, assim como Andréa. Já pensou, sua filha sai do Brasil para trabalhar na Itália e é esperada pelo povo como se fosse um rapaz??? Fora os outros acidentes de percurso que podem acontecer???

Nome é coisa difícil de escolher mesmo….

Pois bem. Nome de menina aqui em casa esta difícil de escolher: Julia, Lucile ou Mariella. Confesso que Lucile eu já enjoei, Mariella é nome de mulherao mas Julia me parece mais delicado.

Para moleque, o que dispara de longe é João Lucas. Meu gosto era João Henrique, não fosse um incidente familiar da parte do meu marido com o nome Henrique. Minha sogra já me adora, se eu coloco este nome, é morte na certa. Então é melhor não cutucar a fera com vara curta.

Ela até reclamou do João Lucas. Disse que parecia esquisito. Até que a gente deixou a mulher quietinha quando apresentou a segunda opção (João Henrique). No segundo seguinte ela começou a AMAR João Lucas.

Também pensamos em João Augusto. João vai de qualquer jeito, uma homenagem ao meu pai, já falecido, uma das poucas pessoas que eu admiro nesta face da terra.

Lucas, por causa do evangelista São Lucas. Li uma vez o livro “Médico de Homens e de Almas” e me apaixonei pela historia dele.

Augusto, é uma opçao porque é o nome do meu tataravô. Parece nome de imperador, gente forte, quem sabe o que quer.

Mas eu ainda cismo com o João Henrique….


Respostas

  1. Olha, há anos eu digo que no dia que tivesse um menino seria: Pedro… Nada clichê né??? rs Mas era o nome do meu avô materno que eu nem cheguei a conhecer… Enfim, boa sorte pra vcs… Pesquise bastante, e tenho certeza de que chegarão ao nome perfeito pro baby de vcs… Beijão… 😉

  2. Poxa Lucille, eu ja esconli o nome Julia ha mais de 3 anos para minha filha que ainda nao nasceu…rs… Muito bom gosto, por sinal!
    Eu gosto de Julia porque eh simples, curto, nao tem risco de erro na escrita e se pronuncia da mesma forma em qualquer parte do mundo!
    Agora fiquei curiosa com o nome Henrique…
    Quem eh essa pessoa que incomoda tanto a sua Cobra, conta pra gente!
    Beijao!


Deixe um comentário

Categorias